sexta-feira, 24 de abril de 2015

Redes de Telefonia Fixa

Rede telefônica fixa é o sistema mais simples de telecomunicações utilizado hoje, é um sistema de com um grande conjunto de dispositivos com o objetivo de prover a interligação dos usuários e ou das próprias centrais telefônicas.

(Fonte: http://www.mundomax.com.br)
Breve Histórico

O objetivo original da rede telefônica comutada era a comunicação de voz entre dois pontos. Inicialmente ligavam-se dois telefones, mas com mais telefones instalados, foi necessário encontrar uma maneira de efetuar sua interligação. Como hipótese, surgiu uma opção de ligar cada telefone a cada um dos outros telefones na rede. Mas esta solução seria um desperdício de fiação, sem considerar os enormes custos associados.

Surgiram então as primeiras centrais telefônicas manuais, onde todas as ligações entre os telefones dos assinantes eram feitas pelas telefonistas. Esse processo tinha como desvantagem demora na conexão, pois dependia da habilidade da operadora além de ser possível à operadora ouvir a comunicação, perdendo-se assim a privacidade, uma das virtudes pelas quais o telefone tinha sido inventado.

Com o objetivo de solucionar esses problemas, surgiu em 1891 a primeira central telefônica de comutação automática, constituída por dois elementos básicos:

Um disco com dez dígitos instalado no telefone do assinante, gerando pulsos de corrente que representam os dígitos de zero a nove, o que permitia à central determinar o telefone para o qual se pretendia ligar;

Um comutador existente na central, onde um braço rotativo se movia num arco semicircular com dez contatos, cada um ligado a uma linha ou a outro comutador, sendo o braço controlado pelos impulsos de corrente enviados pelo aparelho do assinante.

Este tipo de central telefônica foi de aplicação generalizada até a década de 1970. A partir dessa época começam a surgir sistemas com dispositivos de comutação eletrônicos e, nos anos de 1980, a comutação passa a ser executada por centrais totalmente digitais, em que os computadores substituíram os mecanismos eletromecânicos.

(Fonte: http://www.projetoderedes.com.br/tutoriais/tutorial_rede_telefonica_comutada_01.php)


Centrais telefônicas

Representam as funções de gerência, distribuição, concentração, interligação e geração das tarifas sendo principal responsável pela interligação de chamadas entre usuários de uma rede.

As redes de telefonia são compostas de duas principais redes:
  • Longa distância que são responsáveis por solicitações internacionais, interurbanas e entroncamentos.
  • Rede local é responsável por solicitações de entroncamentos em área urbanas e enlace entre os assinantes.

Rede telefonia fixa (Fonte: http://www.teleco.com.br/) 
Hierarquia das redes telefônicas

  1. Redes interurbanas
  2. Redes locais
  3. Redes de assinantes
  4. Redes de alimentação
  5. Redes de distribuição
  6. Redes internas

Nenhum comentário:

Postar um comentário